OBJETIVOS

O objetivo do presente projeto é ser o piloto de um plano maior, trabalhar com alunos da escola estadual, com a comunidade escolar (professores, funcionários e pais), a fim de levar conhecimento sobre situações referentes às drogas e os malefícios causados pelo seu uso, prevenção, identificação de sinais que indicam o uso de drogas, conhecimento específico sobre os vários tipos de drogas e seus efeitos no organismo.

Outro objetivo, mais específico, é formar um grupo de alunos que estejam cursando entre a 8ª série e o 1º ano do ensino médio, sem número de integrantes definido, que tenham disponibilidade e que assumam a responsabilidade de serem multiplicadores das ações deste projeto, com séries mais iniciais e em outras ações a nível municipal, como seminários, programas de rádio, blitz informativas, dentre outras possíveis, sob orientação direta dos coordenadores deste projeto. Grupo este, cuja duração seria indeterminada e com ingresso anual de membros, condicionado ao treinamento recebido pelo grupo inicial. Fazer com que o jovem converse com o jovem, com a mesma linguagem, com envolvimento social.

Esta comunicação é mais clara e aceita, por tratar-se de jovens de idades aproximadas, com o mesmo perfil, com condições de vida e ambiente familiar parecidos, de forma que serão mais receptivos a estes agentes do que seriam a pessoas estranhas as suas vivências diárias. A aceitação da mensagem e o exemplo destes jovens multiplicadores serão maiores, mais eficientes e eficazes, por tratar-se de pessoas conhecidas, de histórias de vida conhecidas entre os envolvidos, formando uma corrente de pessoas ligadas ao mesmo objetivo, tentar, através da educação e do conhecimento, minimizar o máximo possível, o número de novos jovens consumidores de entorpecentes. Com a continuidade deste projeto, objetiva-se formar um círculo de ações, cujos agentes e atos renovem-se a cada ano, crescendo naturalmente até o ponto em que se possa trabalhar com todas as escolas do município, de forma continuada.

Também é um dos objetivos deste projeto, torná-lo um instrumento, através do qual, a comunidade em geral, e as lideranças do município, possam engajar-se e trabalhar em conjunto pelo objetivo de buscar a diminuição constante do número de jovens que venham a usar drogas. Assim, buscamos também o apoio e o diálogo com grupos de jovens, conselho tutelar, círculo de pais e mestres, associações comunitárias, órgãos municipais, ministério público e poder judiciário, buscando reforço para as demandas de execução e resultados desta iniciativa, visando aumentar o número de coordenadores de ações do projeto.