PROJETO ESCOLA LEGAL É ESCOLA SEM DROGAS

A Brigada Militar de Campo Novo tem buscado, constantemente, a aproximação com a comunidade camponovense, a fim de realizar um trabalho mais eficiente, mais comunitário e mais pautado pela socialização de informações de interesse da comunidade. Desta forma, o trabalho que já é preventivo, torna-se mais comunitário, voltado as necessidades do cidadão. Assim criamos o programa Brigada Cidadã, um programa de rádio que vai ao ar pela rádio comunitária Renascer FM 87,9 (https://www.renascerfm.com.br), todas as quintas feiras, as 10:00 da manhã.

Neste espírito de agir em parceria com a comunidade, olhando mais de perto os problemas sociais e os principais crimes em nosso município, verificamos que muitos, senão a grande maioria, ocorrerram sob uso de algum tipo de droga ou ainda em função do entorpecente. Sejam drogras ilícitas, como maconha, cocaína ou crack, sejam drogas lícitas, como bebídas alcoólicas, na maioria dos crimes, a droga estava presente.

Vários foram os casos de violência doméstica contra mulher (Lei Maria da Penha), lesões corporais, furtos, roubos, acidentes de trânsito, perturbações do sossego, tentativas de homicídio e mesmo homicídios, em que estavam presentes a figura da droga.

Somente neste ano, até o dia de hoje (03/10/2013), foram apreendidos no município de Campo Novo, sessenta e um (61) gramas de maconha, sessenta e um virgula setenta e quatro (61,74) gramas de cocaína e zero virgula seis (0,6) gramas de crack. No ano passado, não foi registrada nenhuma apreensão de cocaína, e nunca havia sido apreendido crack em nossa cidade, e a quantidade de maconha apreendida foi bem menor.

Assim, chegamos a conclusão de que deveríamos fazer alguma coisa. Analisando friamente a situação, chegamos a conclusão de que apenas atuar na repressão do tráfico não é suficiente, pois ao tirar um traficante da rua, seu lugar será assumido por outro, e o comércio continuará. Como o tráfico é um comércio, regido está pela lei comercial natural que diz que havendo demanda, haverá produto, ou seja, o tráfico de drogas terminará no dia em que não houverem mais usuários para comprar o entorpecente. Pensando nisso, surgiu uma idéia de ação para atuarmos no combate ao uso de drogas.

Refletindo sobre esse pensamento, surgiu a idéia de um programa de combate ao uso de drogas, voltado ao público escolar, aos jovens de nosso município, e começou a tomar forma o Programa Escola Legal é Escola Sem Drogas.